7 cuidados diários com o seu carro que você precisa ter!

x-cuidados-diarios-com-o-seu-carro-que-voce-precisa-ter4771-640x427

Pintura

A pintura é o cartão de visitas de qualquer carro. Um carro brilhante e sem riscos chama a atenção por onde passa, e não é preciso gastar milhares de litros de água para manter o carro sempre limpo.
A manutenção diária da pintura consiste em ficar de olho ― e remover ― as sujeiras acumuladas durante o dia, tais como aquelas manchinhas de piche que se acumulam perto das rodas ou a famosa sujeira de passarinho. Esta última é inimiga mortal da conservação da pintura. Os dejetos desses animais são ricos em amônia, substância que corrói a pintura aos poucos e pode deixar diferença de cor, caso fique muito tempo em contato com a pintura.
Remova a sujeira com um pano molhado com água e nunca esfregue a pintura com nada áspero, isso tira o brilho e pode inclusive danificar as camadas superiores da tinta.

Chassi e suspensão

A parte de baixo do seu carro também merece atenção. Ela acumula muita sujeira, o que pode gerar desgaste excessivo de peças. Limpe sempre, principalmente se seu carro enfrenta estradas de terra com frequência. Lembre-se que óleos e querosene dão brilho às peças, mas desgastam as borrachas, o que pode culminar em acidentes.

Secagem do veículo

Não adianta só lavar. Deixar o carro molhado e cheio de gotas só irá resultar em manchas, ainda mais se o carro secar ao sol. Use sempre panos secos, limpos e macios para secar o carro e de preferência lave-o longe dos raios solares.

Vidros

Os vidros são sensíveis e podem riscar com muita facilidade. O primeiro passo para evitar os riscos é acompanhar diariamente a situação dos limpadores de para-brisas. Limpadores velhos podem apresentar borracha ressecada, que vai riscar o vidro após algumas passadas. Use produtos específicos para tirar manchas e limpe por dentro e por fora, só não se esqueça que a parte interna dos vidros requer cuidados e produtos diferentes daqueles usados externamente.

Bancos e tapetes

Para manter seu carro sempre bonito, não basta apenas lavá-lo com frequência. Apesar de não parecer, a parte interna do veículo pode ficar tão suja quanto a externa, por isso é importante cuidar bem do interior.
Os bancos precisam ser hidratados periodicamente. Se forem de couro sintético, o ideal é que a hidratação ocorra a cada 3 meses. Já para os bancos de couro animal, o procedimento deve ser feito anualmente.
Além disso, evite o consumo de alimentos (ainda mais os gordurosos, de cheiro forte e com capacidade de criar manchas no estofado) e não fume dentro do interior do veículo.
Os tapetes também precisam ser limpos com frequência. Água e sabão são suficientes para limpar os de borracha. No caso do carpete, utilize uma escova úmida.

Painel

honda-civic-lxr-20-flexone-1402012494715_956x500

Alguns procedimentos podem ser realizados todos os dias para deixar seu carro sempre com aspecto de novo, uma delas é cuidar do interior do carro, removendo lixos e utilizando alguns produtos que removam odores indesejados e manchas no painel.
Para limpar as partes plásticas do painel, o indicado é usar silicone e um pano úmido. Quem prefere cuidar do carro todos os dias deve optar por uma flanela úmida para tirar a sujeira (o excesso de produtos pode ser desgastante para os materiais que compõem o painel, como plásticos e madeiras).

Sistemas Internos

Além dos hábitos citados, que deixam o carro mais bonito, existem algumas medidas que ajudam na conservação do veículo e deixam ele mais seguro, como verificar os níveis de água e óleo, além do sistema de arrefecimento, mais conhecido como radiador.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

3 × 3 =