CARRO BEM CUIDADO, SEGURANÇA GARANTIDA
1. Manutenção preventiva: essa é a melhor das dicas, tanto para sua segurança quanto para seu bolso. Levar o carro à oficina apenas quando ele quebra gera gastos e riscos desnecessários. Fazer revisões periódicas – pelo menos duas vezes por ano -, trocando o óleo do motor e filtros, ajuda a manter o carro conservado e seguro.
2. Gasolina só em posto de confiança: evite abastecer seu carro em qualquer posto. É melhor usar a gasolina comum de um posto de boa procedência do que a aditivada de um posto ruim. A gasolina adulterada provoca falhas sérias no motor, como corrosão do sistema de injeção eletrônica. O conserto do problema fica em aproximadamente R$ 1.500 nos carros populares.
3. A cada dez mil quilômetros, cheque o freio: sem dúvida, o freio é o item de segurança mais importante de um carro. A cada dez mil quilômetros rodados, vá até uma oficina ou posto de gasolina para, além de checá-lo, conferir o estado de suspensão, amortecedor e alinhamento. Também troque os pneus dianteiros pelos traseiros – e vice-versa – para mantê-los em boas condições por mais tempo.
Quem demora seis meses para rodar dez mil quilômetros pode deixar para fazer tudo isso com a manutenção preventiva semestral.
4. Não descanse o pé na embreagem: o hábito de descansar os pés na embreagem diminui muito o tempo de vida útil do mecanismo. Se uma embreagem bem usada pode durar cinquenta mil quilômetros, uma exposta a esse tipo de imprudência dura apenas dez mil em bom estado.
5. Examine as correias e mangueiras: alguns dos problemas mais comuns nos carros seriam facilmente evitados se as correias e mangueiras do motor fossem checadas no período recomendado pelo fabricante: a cada 40 ou 50 mil quilômetros rodados.
6. Água do radiador: a água do radiador deve ser trocada a cada 20 mil quilômetros, mas nunca pelo próprio condutor. A água usada nesse equipamento é aditivada para não ferver a 100 graus – temperatura que o motor atinge frequentemente -, nem congelar. Assim, uma troca feita por profissionais especializados garantirá a saúde perfeita de seu radiador.
7. Não use sabão para lavar o carro: se for lavar o carro em casa, nada de sabão, detergente, bucha ou excesso de espuma.
Use um xampu para carro, vendido em oficinas e supermercados. Coloque apenas uma pequena quantidade do produto em um balde de água e passe no carro com um pano ou esponja macia.
Depois de lavar, lembre-se de secar os cantos, fendas e entradas, sobretudo a parte das portas. Segundo Edu, o problema é que “as pessoas limpam o carro demais, com sabão demais, substâncias abrasivas e ácidas demais, e depois secam de menos”.
8. Evite comer dentro do carro: não levar alimentos para dentro do carro ajuda bastante a manter seu interior limpo. Deixe um aspirador portátil no porta-luvas e use quando precisar.
Não tente lavar você mesmo o interior do carro. Apenas aspire e lave os tapetes.
O filtro do ar-condicionado deve trocado, em média, a cada quatro meses. Se quiser, também pode usar um spray antibactericida nele.
9. Calibre os pneus e cheque as luzes de freio: seria ideal calibrar os pneus toda semana. Isso evita acidentes, pois ajuda a descobrir furos antes de eles se tornarem um problema bem no meio de uma via muito utilizada. Além disso, pneus sempre calibrados duram mais, aumentam a estabilidade do carro e gastam menos combustível.
Quando estiver no posto fazendo a calibragem, aproveite para pedir ao frentista que cheque se as luzes do freio estão funcionando. Como essa luz só pode ser vista do lado de fora do veículo, muitos motoristas não sabem quando ela deixa de funcionar.
10. Pastinha do carro: mantenha uma pastinha no porta-luvas com os documentos do carro e do seguro, os telefones de parentes, de pelo menos três mecânicos e da seguradora aos quais você pode recorrer em casos de quebra ou acidente, um cartão telefônico e também um papel com as próximas datas de manutenção do carro.
Leave a Reply