Entenda a diferença entre itens de segurança ativa e passiva

triangulo-motorista-seguranca-estrada3-3504x1971

Os sistemas de segurança ATIVA e PASSIVA presentes nos veículos automotores foram concebidos e desenvolvidos com o objetivo de proteger os condutores, passageiros e pedestres. Afinal, qual é a diferença entre eles?

Os sistemas de segurança ATIVA existem para evitar acidentes, enquanto os de segurança PASSIVA equipam os carros para que os ocupantes sejam protegidos quando o acidente é inevitável, explica Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

Um exemplo de equipamento de segurança ATIVA bem conhecido pelos brasileiros é o ABS (Sistema antibloqueio dos freios, do inglês Anti-lock Breaking System), item obrigatório nos carros zero quilômetro à venda no Brasil. O ABSfunciona para impedir que o veículo derrape em caso de frenagens bruscas, evitando que as rodas patinem e haja perda de direção.

Outros dois itens da segurança ATIVA relevantes para a prevenção de acidentes são o sistema de controle de estabilidade (ESC – Electronic Stability Control), que evita que o carro siga uma direção diferente da imposta pelo motorista, podendo frear qualquer uma das rodas para que o carro siga na direção desejada , e a distribuição eletrônica dos freios (EBD – Electronic Brake distribution), que distribui a força de frenagem nas rodas que estão com maior aderência, aumentando a eficiência dos freios.

No caso dos itens de segurança PASSIVA, feitos para que os ocupantes sejam protegidos quando o acidente é inevitável, estão inclusos os airbags frontais, cintos de segurança de três pontos, apoios de cabeça nos bancos dianteiros e traseiros, válvulas bloqueadoras de combustível e colunas de direção deformáveis, entre outros.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

dezenove + dez =