Cuidados básicos que você deve ter com o seu carro

modulo-1

Sabemos que ter um carro não é uma coisa fácil e barata, além de pagar um valor alto, você deve ter alguns cuidados básicos com ele. Por isso separamos algumas para te ajudar a cuidar melhor do seu veículo.

Alinhamento:

Fazer o alinhamento é fundamente para a conservação, segurança e para a economia. Esse tipo de serviço deve ser feito a cada 10000 quilômetros, fazendo o alinhamento você evita o desequilíbrio do carro, o consumo prematuro dos pneus e o desgaste da direção e do sistema de suspensão

Bancos:

Tome cuidado com a sujeira acumulada! Mesmo os bancos que são revestidos de tecido sintético mancham. Líquidos, alimentos pastosos, vazamentos de produtos químicos e barro são os maiores responsáveis pela sujeira nos bancos. Para fazer uma limpeza profunda, procure uma empresa confiável e peça a lavagem. Bancos de couros também necessitam de limpeza, para limpa-los use um pano umedecido.

Catalisador:

Esse dispositivo é instalado no escapamento e tem a função de transformar substâncias poluentes em gases menos nocivos ao meio ambiente. Ele pode durar até 80000 quilômetros, dependendo da qualidade do combustível utilizado no veículo.  Por estar instalado na parte inferior do carro, ele mais está sujeito a danos. Evite passar em poças águas profundas e desvie e predas maiores. Um catalizador danificado perde a eficiência e um novo custa bem caro.

Cambagem:

Ele determina ângulo ajustado entre o chão e a linha vertical da rosa. O controle desse tipo de inclinação, influencia no rolamento das rodas. Quando os seus pneus começam a se desgastar irregularmente, é um sinal de que a cambagem está com problemas. É indicado uma checagem nas rodas e o rodízio nos pneus a cada 10000 quilômetros rodados. Para que o ajuste seja realmente eficiente, faça também o alinhamento e o balanceamento.

Escapamento:

Por sofrer uso constante, ele sofre desgaste provocado pelo óleo e o resíduos corrosivos de combustível, por isso ele deve ser trocado sempre que apresentar rachaduras ou buracos.

Cinto de segurança:

Item obrigatório por lei e fundamental para a segurança dos passageiros e do motorista. Verifique sempre os pontos de fixação da peça e os engates estão presos e bem conservados. As tiras devem estar sempre bem costuradas e sem folgas, os mecanismos também devem ser lubrificados constantemente. Faça manutenção regularmente, para limpar as tiras é indicado um pano umedecido com detergente suave.

Rodas:

Guias e buracos são os seus principais inimigos! Pneus e rodas em bom estado deve estar com a especificação correta e calibrados, assim você evita o desgaste, economizam combustível e melhoram a segurança.

Faróis:

Muitos não sabem, mas é necessário fazer revisões periódicas nos faróis do seu veículo. A cada dois anos as lâmpadas devem ser trocadas, e recomenda-se fazer uma revisão completa dos faróis a cada noventa dias.

Vidros:

Para evitar riscos no vidro da frente, não ligue o limpador da pará-brisa quando ele estiver seco. Para lavar os vidros do carro utilize água e use detergente suave ou limpa-vidros com uma flanela macia. Não deixe sujeira acumulada, elas prejudicam a visibilidade e deixam o veículo com uma péssima aparência.

Leave a Reply

Your email address will not be published.