Saiba os cuidados com o ar condicionado no verão

ar_condicionado_veicular

Com o aumento da temperatura ano após ano, torna-se praticamente inevitável o uso do ar condicionado veicular. Contudo, como todo acessório, o ar condicionado precisa ser utilizado de maneira correta, não apenas para melhor performance do equipamento, como também para conservação. Desta forma, tome nota de algumas dicas para o dia a dia.

– O ar realmente provoca maior gasto de combustível nas cidades. Porém, na estrada, andar com os vidros abertos a mais de 80 km/h interfere no rendimento. Desta forma, torna-se mais econômico na estrada, utilizar o ar, tendo em vista que os vidros abertos comprometem a aerodinâmica do carro.

– Se você não utiliza muito esse acessório, é recomendado ligar o ar condicionado pelo menos uma vez por semana para circular o gás e o óleo. Faça isso por no mínimo 10 minutos para garantir a lubrificação do sistema e evitar ressecamento das peças. Além disso, lembre de conferir o filtro de ar para garantir que não entrem impurezas para o interior do veículo.

– Ao deixar o carro estacionado sob o sol, recomenda-se colocar uma proteção no parabrisa para evitar o aumento de incidência de calor no interior do carro. Quando for entrar, é bom abrir os vidros para circular o ar novo antes de fechar tudo e ligar o ar condicionado. Caso contrário, a troca térmica vai demorar mais tempo.

– Outra dica importante, é desligar o ar quando estiver chegando ao destino e deixar somente a ventilação. Isso elimina a umidade na tubulação e evita a proliferação de fungos.

– Como o desempenho do ar varia de modelo para modelo, colocar uma película ajuda a diminuir a incidência de calor, contribuindo para o melhor funcionamento do ar.

Com essas dias, você está mais do que pronta para encarar esse calor da forma mais agradável possível.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

cinco × 4 =